sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Croácia - Croatia

CROÁCIA: 1 SEMANA NESSE PARAÍSO.

Há tempos tinha vontade de fazer uma viagem para a Croácia. A imagem de praias paradisíacas e uma natureza bastante especial era fixa na minha cabeça. Na verdade, não sei bem como essa vontade chegou até mim mas creio que foi por fotos que vi na internet ou algo assim.

Julho de 2012: aproveitando que iria para a Europa, resolvi passar 1 semana na Croácia. Procurei alguns sites de referencia na internet mas não havia muita informação. A maioria estava em inglês e outras línguas que não me ajudaram muito. No final das contas, consegui acumular algumas informações importantes para fazer o meu roteiro mas outras só foram realmente entendidas quando cheguei no país.

Desse modo, resolvi escrever sobre o tema aqui no Blog e espero que ajude as pessoas que estão com os planos de viajar para esse lugar lindo, com resquícios de guerras, ataques, com uma natureza incrível e deliciosas recordações.

Introdução ao país

Com mais de 4.800 km de costa mediterrânea e 1.185 ilhas, a Croácia é um dos grandes destinos da Europa (apesar de agora estar começando a ficar mais popular para brasileros). É composta por 8 regiões:
  • Zagreb - capital do país. Muitos museus e cultura.
  • Zagorje - castelos de conto de fadas, arquitetura e fazendinhas.
  • Eslavonia - Verde, parques, rios, pássaros e história de guerra.
  • Ístria - Culinária. É o lugar mais gourmet da Croácia.
  • Kvarner - Cozinha típica em estabelecimento de famílias.
  • Norte da Dalmácia - Parques incríveis (Plitvice e Krla) e uma costa peculiar (Pag).
  • Split e Dalmácia Central - Paisagens exuberantes, festas e onde se encontra as melhores praias do país.
  • Dubrovnik e Sul da Dalmácia - Cidade histórica (Dubrovnik), ilhas e vinícolas.
Dalmácia é o destino mais popular e considero um dos mais interessantes para quem não tem muito tempo de viagem (tipo eu - 1 semana). Cogitei ir para Zagreb mas pela distância acabei desconsiderando a opção. Além disso, não sou uma grande fã de museus e isso seria a principal atividade por lá.

Bom, para compreender um pouquinho mais de cada uma das regiões, ver fotos e vídeos, recomendo o site http://croatia.hr/hr-HR/Naslovna. Lá, apesar da impressão inicial de “não estou entendendo nada”, dá para selecionar a opção de ver o site em outras línguas (espanhol) e tudo ficará mais claro.

Apesar de estarem na Europa, a moeda deles não é o Euro mas sim Kuna. A conversão na época (julho’12) estava mais ou menos 1 Real para 3 Kunas. Pelo menos nas regiões turísticas, não é um país barato. De qualquer forma, há opções de diversão, comida e passeios para todo tipo de bolso.

Contando o que eu fiz...

Viajamos para a Croácia pela Croatia Airlines desde Paris (pois já estavamos na Europa). O voo foi direto para o Sul da Damacia (Dubrovnik). Chegando lá, na saída do aeroporto, pegamos o Shuttle da empresa Atlas (LINIJA / SHUTTLE) que nos deixou bem na Old Town, onde o quarto que reservei estava localizado. Esse transfer custou 35 kunas, ou seja, um pouco mais de 10 reais.

DUBROVNIK

Situado bem ao sul da Croácia, Dubrovnik é um misto de praias com água azul azul azul, história, ruas de mármore e as famosas Muralhas, Patrimônio Histórico da Humanidade. É também um excelente ponto de partida para os passeios das ilhas sul, além de ser a cidade mais próspera (e com os melhores sorvetes) na região.

Como muitos se lembram, em 1991 a cidade sofreu um bombardeio. Hoje, mais de 20 anos depois, Dubrovnik já está 100% recuperada e pronta para receber muitos visitantes que querem ver história mas que também não abrem mão e um “ti-bum” no mar azul. :)

By far, o local mais centrico para fica é na Old Town. É lá que estão as Muralhas e é do Porto de lá que sai a maioria dos passeios para as ilhas da região. Geralmente o preço de pousadas e aptos é mais salgado mas se buscar com antecedência com certeza é possível encontrar algo justo.

No caso, ficamos em um quarto SUPER bem localizado: EDI’S SEA VIEW
(http://www.hostelworld.com/hosteldetails.php/Edi-s-Sea-View-Rooms-Old-Town/Dubrovnik/20597). Para fazer a reserva, você pode entrar no hostelworld, pagar 10% da estadia e depois pagar a diferença direto com o Edi. Além de estar no centro de tudo, o Edi te ajuda a escolher passeios, mostra onde estão os principais pontos no mapa (mercado, ônibus, Porto, etc), tira dúvidas e, principalmente, te busca no local que o shuttle te deixou.

Dia 1: A chegada

Bom, chegamos no Edi mais ou menos às 15:00 e foi um ótimo horário para deixar as coisas no quarto, trocar de roupa e já ir direto para a volta nas Muralhas. Recomendo fazer esse passeio no final do dia pois é quando o sol está mais fraco e o risco do bronze passar do ponto é menor. A caminhada dura mais ou menos 2 horas e é recheada de paisagens lindas! Vale a pena. Ah! As muralhas fechas lá pelas 19:00.

Para jantar, a Old Town é cheia de restaurantes e becos pitorescos. Há opções para todos os gostos (pizzas, frutos do mar, cafés) e bolsos. Ah! Não deixe de começar desde já a busca pelo melhor sorvete da cidade! Acreditem: a cada dia essa busca ficará mais difícil.

Dia 2: The Elaphite Islands
Já cedinho vale uma andada até o Porto pela manhã para garantir o passeio do dia. Há diversas opções de passeios em escunas que já tem o almoço dentro do pacote. Vale a pena. Nesse dia fomos para The Elaphite Islands (Kolocep, Lopud & Sipan). O passeio dura um dia inteiro (sai às 9:00 e volta às 18:00) e faz 3 paradas para tomar banho de mar, turistear conhecer as redondezas das ilhas.

Já de volta à cidade, demos uma passada no Edi’s para um banho e corri para o “cable car” (teleférico) para ter uma vista panorâmica da cidade e ver o por do sol (como era verão, o sol ia embora lá pelas 20:00). O jeito mais rápido de chegar lá é de taxi e o ticket pode ser comprado na hora. Lá em cima tem um restaurante onde você pode ficar jantar/tomar um drink e continuar vendo a maravilhosa paisagem. Cuidado! Leve uma blusa para não passar frio...

Na volta, não deixe de desfrutar a Old Town à noite e toda iluminada. Maravilhosa!

Como para o dia 3 ainda não tínhamos fechado o plano, considerei Ilhas Mljet e uma passada em Montenegro (não precisa de visto). No final, acabamos optando por Montenegro já que para ir para Mljet, deveria ficar mais tempo que o programado (mais vale passar pelo menos 2 ou 3 dias por lá já que pelos horários do ferry/tamanho da ilha não é possível um day trip).

Infos do Ferry: de Gruž (Dubrovnik) para Sobra e Polace (Mljet): Sai às 9:00 e volta às 16:20, sendo que são 2,5 horas de viagem. Se você gostou de Mljet e pretende ir para lá, é aconselhável deixar alguns dias reservados para dedicar à Ilha. Atenção ao transporte dentro de Mljet também! O lugar deve ser lindo e depois quero dicas!

Vista Inesquecível do mirante em Dubrovnik
Bom, levando em conta que não tínhamos tanto tempo assim, alugamos um carro no dia 2 a noite com o Josico (tel: +38 59 831 01 80) por 100 dolares e no dia 3 cedinho, fomos para Montenegro. No caminho de saída de Dubrovnik, recebemos um presente de despedida: uma vista incrivelmente maravilhosa e panorâmica da cidade. Obviamente paramos no mirante, apreciamos a paisagem por alguns minutos e tiramos muitas fotos.

Seguindo a viagem, posso dizer que a passagem na fronteira entre Croacia e Montenegro foi muito tranquila e o deslocamento por lá também. As praias são lindas e o plano foi: Praia Bicici, Praia Zaz e Kotor (cidade histórica). Adorei tudo! Como toda a costa Adriatica, as praias não são de areia e o mar tem uma cor incrível.

Em Bicici, fui apresentada a uma nova maneira de tomar sol: espreguiçadeiras no mar - espetacular! Zaz

também é um lugar lindo, com água transparente e um monte de montanha ao redor. Kotor é a Dubrovnik de Montenegro e segue a mesma linha medieval (porém menorzinha). “Almojantamos” em um restaurante do centro aleatoriamente escolhido. O bom de estar de carro é que a movimentação fica mais fácil: fomos de um lugar a outro sem problemas. Bastante recomendável!

O plano da volta foi tocar direto para Split, ou seja, sair de Montenegro lá pelas 18:00 e dirigir mais ou menos 5 horas até Split. O risco aqui foi que pelo GoogleMaps, teoricamente, não havia nenhuma estrada que passasse no meio da Bosnia... Ficamos com um pouco de medo mas no final tentamos e deu super certo. A estrada não sumiu, tinha um monte de placa no caminho e não passamos por nenhuma fiscalização burocrática ou abusiva. O caminho todo vai beirando a costa mas como viajamos à noite, não consegui apreciar nada porém, imagino que seja lindo!

A noite estava linda e a lua que nos acompanhou a viagem toda também. Ela era gigante, brilhante e inesquecível.

Ah! Importante dizer que também tem a opção de fazer essa viagem de ônibus: a cada 1 hora sai da rodoviária (Put Republike 19) um ônibus. A grade completa de horários você encontra no www.dubrovnikonline.com. A parte boa é que você vai tranquilo, admirando a paisagem. A parte ruim é que o único transporte que para na alfandega da Bósnia é o ônibus, ou seja, mais de uma hora para fiscalizar todos os passageiros.

SPLIT

Chegamos em Split de madrugada e fomos buscar o endereço do Hostel que eu tinha reservado. Por sorte, encontramos: Rooms Laura (http://rooms-laura.com/). Fechei esse quarto pois está super perto do Porto e como ficamos em Split somente 1 noite, compensou. Na verdade, também compensaria se ficássemos mais de uma noite pelo lugar também ser super centrico.

Split me pareceu uma cidade com bastante história e uma zona central super charmosa. Não tivemos muito tempo por aqui mas acho que vale passar meio dia para passear pelas ruas, ver as feiras e a história do lugar.

Dormimos super bem e acordamos cedo para devolver o carro (Josico foi buscar o carro em Split) e comprar ticket para o Ferry que vai para Hvar. As saídas do Ferry são 11:30 e 15:00. Vale a pena acordar antes e reservar o lugar. Você compra o ticket diretamente em um guiche da Jadrolinija facilmente identificável no Porto. Caso não encontre, é só perguntar para alguém que fale inglês. A empresa é bem famosa. O Catamaram que te leva até Hvar super confortável e pontual.

HVAR

A chegada em Hvar é simples e tranquila (1 hora de Split). Logo na saída do catamaram, você receberá muitas ofertas de apartamentos, pousadas hoteis... Como todos desembarcam no mesmo Porto, a oferta é gigante. Ou seja: se você não está viajando na altíssima temporada, não se preocupe que acomodação não faltará.

Para os mais programados como eu, recomendo o site www.hvarinfo.com. Lá você encontrará apartamentos disponíveis para locação. Eu fiquei no apartamento da Mila Bibić, codigo AS-4614-a (2 pessoas) porém, a Mila também tem apartamentos para famílias maiores. O único ponto de atenção sobre a localização desses apartamentos é que para chegar você precisa subir um par de degraus que - dependendo da sua situação física - te deixam morto... Caso isso não seja um empecilho, 100% recomendado!!!

Bom, um clima delicioso, ótimos restaurantes, festas (Carpe Diem é a mãe de todas as baladas da região) ótimas praias e campos de lavanda perfumada fazem de Hvar inesquecível. Nossos dias aqui foram dignos de “quero mais” e agora descrevo o plano:

Dia 1: A organização

Chegamos na ilha e fomos reconhecer o território. Vimos as opções de passeios, demos uma volta na cidade e fomos para a praia mais próxima (de cascalho) aproveitar o sol.

Eu sabia que queria ir para Vis (antiga base da Ioguslavia em Split) pois algum amigo havia comentado que era espetacular. Nessa busca, soube de um passeio que não sai todos os dias e que tem no pacote, além de Vis, uma visita à gruta azul + gruta verde. É um passeio tipo escuna que o cara fica vendendo na frente do Porto. Vale a pena pelo custo x benefício.

Outra maneira de ir para Vis e grutas é alugando um speed boat porém, é super caro e só vale a pena se você está viajando com mais pessoas (ou se você não se importa de pagar 550 dolares por 1 dia de aluguel). Sendo assim, fechamos no final do dia 1 o passeio com o cara super comunicativo que fica na frente do Porto.

Ah! Importante dizer que esse passeio só sai se o vento não está muito forte.

À noite comemos em um restaurante delicioso que fica à esquerda do Porto (de costas para o Porto, olhando para a cidade), lá para a ponta. Essa ruazinha tem várias opções e vale a pena dar uma olhada no cardápio antes de entrar para analisar o preço e o menu. Comemos um peixe delicioso e tomamos um vinho branco bem bom também.

Dia 2: Vis + Grutas
Quando era cedinho já estávamos no Porto para embarcar. Chegamos antes para pegar um bom lugar no barco e felizmente nosso passeio foi confirmado pois o vento estava ok.

Demorou um pouquinho até chegar nas grutas mas o sol, a paisagem do caminho e as grutas em si foram 100% recompensadores:

- Gruta Verde: Você pode nadar dentro dela e não vale não entrar. Chegar até o raio de sol que corta a gruta é energizante!
- Gruta Azul: Um grande presente da natureza. O Sol entra por debaixo das rochas e ilumina a água da gruta que, por sua vez, fica azulzinha e maravilhosa!
Depois de conhecer as grutas,almoçamos no barco um peixinho simples mas gostoso e fomos direto para Vis. Por lá caminhamos um pouco e ficamos umas 3 deliciosas horas na praia!!!

Voltando para o continente, estávamos mortos mas ainda tivemos forças para comer uma pizza e capotar!!!

Dia 3: Alugamos uma lambreta e fomos dar uma volta na Ilha!!
Acordamos um pouquinho mais tarde nesse dia (na madrugada foi o primeira jogo da final da Libertadores) e o plano foi explorar a ilha. Tomamos um café da manhã pela cidade e compramos nosso ticket de volta (voltamos no dia 3 pela manhã).

Alugamos uma motoca que não precisava de carta para dirigir (pois não passava dos 50km/h) e estabelecemos um roteiro com o cara da barraquinha que alugava (a cada 100 metros tem uma barraquinha dessas).

Vista da motoca para o mar e campos de lavanda

Fomos para o caminho das praias mais privadas e tranquilas, demos uma passada em Stari Grad e paramos em uma outra praiazinha linda. Tudo no caminho, sem planejamento mas cheio de belíssimas paisagens, águas claras e céu azul. O almoço também foi “onde deu vontade”... Ah! Muito importante: não deixem de incluir no mini roteiro os campos de lavanda. Definitivamente depois de Hvar, esse virou o cheiro das nossas férias!!!!

Durante o caminho, você vai se deparar com um monte de barraquinhas que vendem lavanda, essência, azeites, presentinhos... Eu altamente recomendo a compra já que geralmente é mais barato e “fresco”.

Voltamos lá pelas 19:00 sem problema algum e devolvemos a motoca no mesmo lugar que alugamos.

À noite, demos nossa última volta pela cidade, entramos em algumas lojas, vimos a feirinha e voltamos para o apartamento para dormir.

No dia 4, acordamos mega cedo, voltamos para Split e fomos de táxi até o aeroporto voar de volta para Paris.

Croácia é um país incrível, com muita coisa ainda a ser explorado por mim (por exemplo o Parque Plitvice), história e uma costa incrivelmente maravilhosa. Mar azul, praias de cascalho, rochas, comidas deliciosas, clima super agradável... Valeu muito a pena e já estou pronta para voltar!

_______________________________________________________________________
Guias que me ajudaram na elaboração do plano: Guia VIsual Folha de São Paulo e Lonely Planet.

*****************************************************
Esse foi o resumo do meu roteiro e algumas das fotos que tirei por lá. Se houver qualquer dúvida, estou 100% a disposição. Para mim não há tema melhor para ajudar e discutir que "viagens".
Se você gostaria de ver mais fotos dessa minha viagem, disponibilizei um álbum no Flickr:

quinta-feira, 15 de março de 2012

México - Caribe/ Riviera Maya

Edição 2 - As praias do México: Quintana Rôo (Caribe) - Riviera Maya

Pode comprar com praias da Thailandia, com praias dos Estados Unidos ou até com algumas praias brasileiras. De qualquer forma e comparação, eu acho que as praias da Riviera Maya são uma das mais lindas do mundo inteiro: areia branquinha, fina, banhada por um mar que vai do azul ao verde.

A Riviera Maya é uma zona situada no estado de Quintana Rôo e possui 130km. Por ser pouco extensa, você consegue uma fácil movimentação para cada uma das cidades. As opções seriam: ônibus, táxi (uma boa negociação pode acontecer) ou alugar um carro.

Uma coisa importante é prestar atenção na época que você está planejando a viagem. Tradicionalmente, a temporada de furacões no Caribe se estende de Julho a Novembro, podendo ocorrer tempestades menores em Maio, Junho ou Dezembro. O período de maior intensidade vai de meados de agosto até meados de outubro. De qualquer forma vale sempre checar a meteorologia.

Outra dica muito importante é com relação ao filtro de proteção solar. O sol no México como um todo é muito forte. Pode ter certeza que mesmo com um FPS 30 você conseguirá um ótimo bronzeado.

Então... Vamos às praia da Riviera Maya!

CANCUN

É o caminho mais fácil e geralmente mais barato de chegar à Riviera Maya. Possui um aeroporto internacional de onde você consegue transporte com táxi, transfers e ônibus. Cidade bastante turística, presença de gringos é constante. Cancun virou uma cidade totalmente americanizada.

A praia é encontrada atrás de grandes e luxuosos resorts com a proposição de “all inclusive” (tudo incluído no preço das diárias). Se você viaja com crianças, pode ser uma boa opção. Se você viajar em um estilo mais “aventureiro”, vale a estadia para conhecer o estilo de vida de mega resorts, baladas e bares. Os hotéis impressionam pelo tamanho e infra-estrutura, já que praticamente todos são grandes em comprimento, não em altura.

Como a oferta de hotéis é grande, a melhor opção é ir até http://www.tripadvisor.com/ e encontrar o que mais encaixa com seu bolso e proposta de viagem. A recomendação que dou quanto a hotel é buscar um dentro da Zona Hoteleira: fácil acesso aos ônibus, restaurantes, points e praias. Há muitas opções de tudo ao longo de toda a Boulevard Kukulcán, que corta a zona hoteleira de norte a sul.

Cancun possui cerca de 22 quilômetros de praias de areia fina, divididos entre a lagoa e o mar. É só escolher o lugar, ficar na areia e desfrutar o mar cor turquesa.

Para jantar em um clima animado, recomendo o Carlos’n Charlie’s. Servindo comida internacional e um pouco de TexMex (tacos, burritos, etc) é um lugar bastante turístico com garçons engraçados e super dispostos a te fazer rir. Dança, ritmos latinos, música e agitação está incluído no serviço. Lá você tem que provar os drinks servidos em um copo gigante e virar uma dose de tequila para se sentir no ritmo mexicano!

Não se assunte se no meio de uma garfada chegar um garçom e te puxar para dançar. Lá vale tudo: crianças, adultos e adultos+. O importante é se divertir e pagar mico tirando foto com sombreros gigantes para levar de lembrança!

Depois do Carlos’n Charlie’s vem o Coco Bongo. Praticamente colado no restaurante, o Coco Bongo é a balada do filme O Máscara. Virou sinônimo de Cancun e tem como slogan “Onde os personagens de Hollywood se encontram”. Não é uma balada comum. Lá você encontra uma mistura de música + show bastante única.

A entrada é um pouco salgada e os “representantes” costumam vender os convites na porta. Varia entre $50,00 e $60,00 (dólares). Você decide se cabe no bolso e se está disposto a pagar mas o que posso garantir é que vale a experiência!

Além desses 2 lugares imperdíveis (na minha opinião) também tem restaurantes conhecidos (como o Hooters) e baladas mais ao estilo brasileiro. Tudo no núcleo da Zona Hoteleira e com transporte fácil. Para voltar para casa estarão os táxis, mas não se esqueça de negociar o preço antes. Cancun é turística e os taxistas se aproveitam da ocasião noturna.
ISLA MUJERES

Bem na frente de Cancun tem uma pequena Ilha chamada Isla Mujeres. Dos lugares que visitei da Riviera Maya esse foi o meu favorito. Gostei porque a cor da água é maravilhosa, é um lugar mais rústico mas com uma boa infra estrutura.

Para chegar lá, você pega um Ferry em um dos portos acima. Vale checar com o hotel qual fica mais próximo e se planejar quanto aos horários:

Gran Puerto Cancun: Daqui sai o Ultramar Ferry. Um barco grande, com ar condicionado e facilmente de localizar (amarelão).
Horários:
De meia em meia hora das 5:30 as 20:00. Depois das 20:00 tem ferry as 21:00, 22:00, 23:00 e 00:00.

Para a volta, o Ferry sai de Isla de meia em meia hora das 6:00 às 19:30. Depois tem ferry as 20:30, 21:30, 22:30, 23:30 e 00:30.

Puerto Juarez: Daqui sai o Magana Ferry. É o mesmo preço que o Ultramar.
Horários:
De meia em meia hora das 6:30 às 20:30. Depois tem ferry às 23:30 e 00:30.
Para a volta, o Ferry sai de Isla de meia em meia hora das 6:00 às 20:00. Depois tem Ferry às 21:00, 22:00 e 23:00.

Punta Sam: Faz o transporte de carros, porém por ser Isla Mujeres tão pequena, não recomendo ir de carro. Lá vc pode alugar um carrinho de golf ou pegar táxi. Recomendo ficar pelo menos 2 dias por aqui!

Assim que você chegar à Ilha, vá direto para o hotel. Para a escolha de onde ficar nos dias, você novamente pode buscar em http://www.tripadvisor.com/. A minha recomendação é o hotel Nautibeach Condos. Com um preço mais acessível, ele é bem localizado e o serviço também é bom. Faça seu check-in, deixe suas coisas no quarto e pé na areia! Nesse primeiro dia, minha dica é reconhecer o território: praia e volta na Ilha de carrinho de golf.

Dependendo do hotel, você pode pedir uma recomendação de acordo com seu gosto: mais movimentado com barzinhos ou mais tranqüilo sem pessoas... Escolha um bom local na areia e desfrute o mar incrível.

No fim do dia (ainda quando o sol estiver no céu), alugue um carrinho de golf para dar uma boa volta em Isla. Pelo tamanho do percurso (ok, eu já falei isso mas acreditem... É bem pequenininha mesmo), 2 horas de aluguel são mais que suficientes. Dica: Deixe a máquina super preparada e não reclame se não for você quem está dirigindo! Curtir a paisagem, nesse caso, é mais legal que estar no controle do carrinho!

Já no segundo dia, você pode ir bem cedinho para um lugar especialmente lindo que é o

Parque Garrafón (www.garrafon.com). Quanto mais cedo, mais você conseguirá aproveitar!

Sem enjoar, você consegue ficar aqui um dia inteirinho. O Parque funciona no esquema comidas e bebidas incluídas no preço de entrada. O preço de entrada depende do que você quer colocar no pacote:
- Passaporte para o parque - equipamento para fazer snorkel, cofre, tiroleza, almoço, café da manhã, refrigerante, cerveja e sanduíches a vontade. $69,00 dólares (mais ou menos)
- Passaporte para o parque + Experiência com Golfinhos - equipamento para fazer snorkel, cofre, tirolesa, almoço, café da manhã, refrigerante, cerveja e sanduíches a vontade + nado com golfinho. $109,00 dólares (mais ou menos)

O lugar que se nada com golfinhos não é no parque mas o transporte de táxi é fácil. Tem diferentes categorias para a experiência com golfinhos. Eu fiz a mais básica (beijo e joga bola) e foi legal pela interação. Tem umas opções mais “Premium” que você nada com eles mas essas são mais caras. Vai depender da sua motivação e do seu bolso!

Bom, de volta ao Parque Garrafón, posso dizer que incrivelmente imperdível!! Ah! Durante o dia todo eles ficam tirando fotos que no final do dia você pode comprar. Atenção: como o Parque fecha as 17:00, vá atrás das suas fotos até umas 16:30. Se você não conseguir comprar no dia, você não consegue recuperá-las (experiência própria)!

Como já disse, o parque fecha as 17:00 e é o momento exato de “pegar o caminho da roça”. Lembrando que:
- Ultranar Ferry: Sai de Isla de meia em meia hora das 6:00 às 19:30. Depois tem ferry as 20:30, 21:30, 22:30, 23:30 e 00:30.
- Magana Ferry. O Ferry sai de Isla de meia em meia hora das 6:00 às 20:00. Depois tem Ferry às 21:00, 22:00 e 23:00.

De volta a Cancun, você pode ter 2 opções: ficar mais uma noite na cidade ou então ir direto para Playa Del Carmen. A estrada que liga essas duas cidades é praticamente uma avenida e a distância é pequena (mais ou menos 70km). As opções mais comuns e seguras para o transporte são:
- Aluguel de carro em Cancun.
- Táxi (mais ou menos $200 pesos por pessoa – não esqueça de negociar antes!)
- Ônibus (mais ou menos $48 pesos por pessoa – http://www.ado.com.mx/)

Minha recomendação é táxi ou ônibus, porém caso você esteja com família, pelo trabalho do deslocamento, o aluguel de carro vira uma boa opção. De qualquer modo, é importante dizer que Playa Del Carmen é uma cidade pequena e a locomoção a pé é super tranquila.

PLAYA DEL CARMEN

Com um toque mais elegante, uma vilinha cheia de charme e uma praia incrível, Playa é diferente de Cancun porque troca os mega resorts por pousadas mais estilosas, as avenidas por ruas menores e muitas vezes de paralelepípedos, os restaurantes de redes internacionais por bistrozinhos charmosos e lojas de marcas por boutiques de artesanato local e mais alternativas.

Mais uma vez nesse roteiro, se você ficar em uma pousada bem localizada, o carro não se faz necessário.

O hotel que eu recomendo aqui é o Magic Blue Hotel & Lounge. Não cheguei a ficar mas recebi ótimas recomendações do custo x benefício. Super bem localizado (10 Avenida Entre Calle 10 y 12 Norte) fica perto de restaurantes, lojinhas e da praia. Para mais informações e preços especiais entre no site (www.hotelmagicblue.com). Se preferir ver mais opções, novamente recomendo entrar no TripAdvisor.

Depois de instalado em Playa, te explico um pouco das ruas. A principal é a Avenida Constituyentes que vai até a praia e nela você encontra muitos bares, restaurantes e baladas. A 5 Avenida, você encontra lojas, agências turísticas, hotéis, a rodoviária e também é o caminho para o Porto de Playa. Essa é uma “avenida peatonal”, ou seja, reservada para pedestres.

Contando que você conseguiu chegar a Playa à noite ou então bem cedinho para aproveitar ao máximo o dia, recomendo um café da manhã delicioso no Karma Bagel. O café/restaurante fica no segundo andar de uma construção na 5 Avenida com Constituyentes e abre às 10:00. Com uma grande diversidade de bagels, o Karma possui opções salgadas e doces (o de Nutella com frutas é imperdível), além de deliciosas águas naturalmente saborizadas. É só escolher e pedir.

Ah! Embaixo do Karma Bagels está o Ah Cacao para a parada do café expresso (muito bom) e um brownie (incrível!!!). Vale a visita um dia após praia ou então um dia à noite!

Depois dessas duas deliciosas opções, borá para a areia!

Como já disse antes, em Playa Del Carmen os Resorts saem e entram as pousadas. Desse modo, é mais fácil você encontrar o mar e andar pela praia. Aqui você tem 2 opções: ou escolhe um lugar na praia e por lá fica ou então pode ficar em algum barzinho/restaurante com guarda sol e cadeira.

A minha primeira opção com certeza é ficar no Canibal Royal (Calle 48 & Mar Caribe - http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g150812-d1965412-Reviews-Canibal_Royal-Playa_del_Carmen_Yucatan_Peninsula.html). É um clube de praia (como eles dizem) com espreguiçadeiras, redes, cadeiras, sofá e tudo o que você precisa para se sentir confortável por lá. O cardápio é super variado e delicioso! A tostada de atum e o arroz com camarão frito são imperdíveis! Os drinks também fazem o seu papel muito bem. Lá você precisa pagar 250 pesos pelo uso da infra estrutura sendo que 100% é consumível no restaurante. Tem um ótimo atendimento e você fica a 10 passos do mar.

Para chegar no Canibal Royal, você pode ir de taxi ou andando (seja pela praia ou pelas ruas). O bom da praia é que você já vai queimando e também o mar caribenho estará bem ao seu lado direito! Caso seja essa sua opção, coloquei a foto ao lado para você identificar o local. Confesso que é um pouco longe e você verá outras opções de “clubes” no caminho mas prometo que esse vale a pena.

Vale ficar o dia inteiro no caminho aguá – sol, sol – água... Com intervalos para petiscar e também tomar alguns drinks.

Se você preferir outra opção para passar o dia, também tem o Mamita’s porém (pessoalmente) o serviço lá deixa bastante a desejar. Só fica nas camastras quem fecha garrafa e praticamente só toca eletrônico.

Voltando a noite para o hotel, o jantar será uma missão fácil e difícil ao mesmo tempo: fácil porque há muitas opções na 5 avenida e Constituyentes porém, será difícil pela escolha. São todos super charmosos e será difícil errar!

Uma volta pela cidade depois do jantar é uma ótima pedida. As ruas perto da Calle Corazón são super gostosas de andar e ver vitrines de boutiques. Mas nada internacional e tampouco de marcas conhecidas. Aqui tudo é muito mais simples.

Para a balada, tem muitos bares na Constituyentes e baladas. Vale muito a pena passar uma noite ótima e ver o nascer do sol (acompanhado ou não) na praia.

Em Playa você consegue equilibrar um ambiente mais tranqüilo, pé no chão (e na areia) e uma infra estrutura muito boa com um estilo de vida mais simples e relaxado. A quantidade de dias a ficar aqui depende do quanto você gostou da cidade e dos arredores porém com 2 dias inteiros já dá para ter uma noção do que é Playa Del Carmen (apaixonante!).

COZUMEL

Assim como Isla Mujeres está na frente de Cancun, Cozumel é a ilha de Playa. Maior que Isla, Cozumel é conhecida pela sua vida submarina colorida e, consequentemente, uma grande oportunidade para se mergulhar.

Para chegar lá, igualmente no caso de Isla, precisa pegar um Ferry desde o único Porto de Playa. Esse lugar fica no final da 5 Avenida, super perto da rodoviária. Todos sabem, é só perguntar. Se você estiver no centrinho (perto da Constituyentes ou 5 Avenida), você consegue ir a pé tranquilamente.

Como sempre, somente atenção com os horários:

Foi em Cozumel que tive a minha primeira experiência no scuba diving... O que posso dizer sobre isso? Foi inacreditável. Saí de lá com vontade de virar profissional e passar o resto da minha vida fazendo isso. Apesar de ter #fail no plano, isso mostra o quanto foi inesquecível!

Bom, se você também quer se aventurar nessa experiência, recomendo ir com uma boa agência. Eu fui com o Scuba Tony (http://www.scubatony.com/) que por sorte encontrei milhões de recomendações no Trip Advisor e novamente por sorte consegui um horário de última hora.

A dica é se planejar antes e não contar com a sorte. Fiquei sabendo que eles são super concorridos (deve ser por serem tão bons e passarem tanta segurança) e vale a pena reservar. Você não precisa ter o certificado porém é necessário aprender algumas instruções básicas de segurança e manuseio do equipamento. Funciona assim:
- Vocês se encontram no local acordado na reserva e a equipe passa com o barquinho.
- Eles dão toda a estrutura necessária (pé de pato, cilindros, óculos, etc)
- Na ida até o local o instrutor te ensina as funcionalidades dos equipamentos
- Vão até uma parte rasa do mar para aprender as instruções de segurança
- Você repete algumas vezes os exercícios e fica seguro
- Bóra pro mar!

É importante dizer que você fica na companhia do instrutor todo o tempo porém não grudado nele. Dependendo da sua segurança, ele te dá mais ou menos liberdade. Vira e mexe também ele pergunta se está tudo ok.

Não me lembro o quanto custou mas vale muito a pena!

Bom, não conheci muito de Cozumel e o tempo que fiquei me envolvi tanto no scuba que não consegui ver mais nada... De qualquer modo, é importante saber que mesmo você não fazendo o mergulho de cilindro, pela água da ilha sere super clara, a visibilidade é muito boa.

Ao sul de Cozumel fica a segunda maior barreira de corais do mundo (perdendo apenas para a australiana), que unida à visibilidade do mar que em média é de 30 metros, qualquer mergulho por mais raso que seja, ou até mesmo de snorkel, rende uma visão espetacular.

Para a volta, atenção novamente aos horários!

TULUM

Situada a mais ou menos 50km de distância de Playa Del Carmen, aqui você terá como principais atrações as ruínas mayas e também uma praia sem muitas pessoas mas com águas agradáveis e a areia fina branca caribenha. É conhecida carinhosamente como “a casa de praia dos mayas” e quando você chegar lá, com certeza fará todo sentido!

Para chegar em Tulum você (novamente) pode pegar um táxi ou então pegar um ônibus na rodoviária de Playa Del Carmen (que fina no final da 5 Avenida). Além dessas duas opções, você também pode fechar um passeio turístico de um dia em alguma agência. Mas atenção: ruínas e Playa Paraíso são essenciais nesse dia.

Para a entrada nas ruínas, você paga uma entrada e o recorrido dura mais ou menos 1 hora. Não se esqueça do protetor solar e/ou chapéu.

Se você quiser, dá para contratar um guia que explicará o significado de cada ruína e algumas curiosidades. De qualquer maneira, na frente de cada parte tem uma breve explicação e significados mayas.

Logo embaixo das ruínas tem uma praia (você desce por uma escada) mas minha recomendação é não gastar muito tempo lá, já que fica abarrotada de turistas. Vá direto a Playa Paraíso (lá você com certeza descobrirá porque assim se chama).

Chegar cedo também é uma boa recomendação, já que o sol fica bastante forte e lota (o que pessoalmente creio que atrapalha as fotografias).

Playa Paraíso

Para chegar lá das ruínas, você pode pegar um táxi ou um ônibus. É só perguntar a direção e as pessoas te explicam qual a melhor maneira de chegar até lá.

O lugar é paradisíaco e você consegue percorrer a praia de ponta a ponta caminhando. O barzinho/restaurante que existe é do lado do Hotel Paraíso e serve almoço, petiscos e bebidas.

Aqui também vi alguns pontos com a bandeira de mergulho. Não cheguei a fazer scuba por lá mas vale a pena pedir informação.

Desse modo, finalizamos aqui os meus lugares favoritos da Riviera Maya: Cancun, Isla Mujeres, Playa Del Carmen, Cozumel e Tulum. No próximo post falarei um pouco sobre Chichén Itza (cidade arqueológica situada nessa mesma região) e os Cenotes (piscinas naturais).

Com sete dias na Riviera Maya dá para conhecer bastante coisa mas é óbvio que quanto mais dias, melhor!! Esse é lugar incrível, muito mar, muito sol (não esquecer o protetor), muitas paisagens incríveis e com muita natureza espetacular. Por causa de tudo isso, a melhor dica de todas é a preservação.

Muita atenção para não deixar nada de lixo nos lugares e se ver alguém deixar imundices nos lugares, recomendo soltar um “perdón, pero se te cayó eso”. É inadmissível que alguma pessoa tenha o direito de estragar cenários tão perfeitos quanto esses. Conscientização é tudo!

Bom, qualquer coisa eu estou disponível no e-mail e nos comentários aqui no Blog! Desfrutem!